terça-feira, 22 de junho de 2010

Coisa importantes

Coisas importantes e significativas.

Uma característica marcante do mundo atual é o avanço tecnológico. Acompanhar este avanço e estar preparado para fazer bom uso das novas tecnologias é um grande desafio para a população mundial e especialmente para os educadores. Pois, além de se tornarem capazes, devem capacitar os educando para que possam lidar com tranqüilidade com as novas tecnologias.
Os meios de comunicação em geral e especialmente à internet disponibilizam um volume tão grande de informações que às vezes nos sentimos perdidos e temos dificuldades de sistematizar e utilizar estas informações. Neste caso, é bom lembrar que hipertexto é um instrumento muito importante. Ele permite que o texto seja objetivo e ao mesmo tempo coloca à disposição dos leitores todos os esclarecimentos e por menores que o autor considerar necessários.
Estar preparado para os recursos vai muito além de conhecer e saber usar os equipamentos; exige discernimento e cautela para evitar, por exemplo, os perigos da internet e usá-la como fonte de informação e construção do conhecimento.
Embora seja inegável a importância da tecnologia e dos meios de comunicação para a obtenção de informações, fica evidente a importância do professor no processo de conhecimento. Sem o acompanhamento, a orientação e o incentivo do professor e dos pais os recursos tecnológicos podem representar uma grande ameaça para crianças e adolescentes. Muitos perdem tempo demais em jogos de vídeo-game que muitas vezes incentivam à violência. Outros são influenciados por propagandas inescrupulosas ou se envolvem via internet com pessoas mal intencionadas.
É necessário fazer com que a tecnologia esteja a serviço da humanidade e que promova o bem estar e contribua na construção de um melhor, mais digno, justo, livre e feliz, despido de todas as formas de preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

volte sempre...