terça-feira, 22 de junho de 2010

hiperlink

Nove dicas para usar bem a tecnologiaO INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas. O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas. O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca fazem parte do cardápio mínimo. O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula. A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções. O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos. A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica. A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação on-line. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura. A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma. Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.

Um comentário:

  1. Boa tarde Reginaldo!

    O seu blog é de muito bom gosto. Adoramos as dicas sobre o uso das tecnologias na escola. Porém, sentimos a falta das atividades 2.5 que é registrar, no blog, toda a sua produção ao longo do curso e, 2.7 que é o registro da execução da atividade 2.6. Estamos aguardando, ansiosas, o registro das suas atividades no blog a fim de que seus trabalhos sejam divulgados e partilhados com outros educadores. Parabéns pelo trabalho!

    Abraços,

    Equipe Pedagógica do NTE de Ponte Nova.
    Cão, Manu e Nilminha

    ResponderExcluir

volte sempre...